how to make your own website


PORTUGUESE FOREST FUND

100 milhões de euros com prazo de 20 anos, que poderá ser prolongado até 40 anos

No dia 18 de Outubro de 2019 foi autorizado pela CMVM a constituição do Portuguese Forest Fund – Fundo de Investimento Alternativo Especializado, com um capital de cem milhões de euros e um prazo de duração de 20 anos, que poderá ser prolongado até aos 40 anos. Tem como principal objectivo o investimento, maioritariamente em Portugal, na produção sustentável e em larga escala de matérias-primas florestais, com particular enfoque na produção de madeira certificada de Pinho e Eucalipto e resina certificada de Pinho. O Fundo será gerido pela sociedade gestora de fundos de investimento Lynx, tendo o Banco Invest com o Banco Depositário, a Crowe como consultora financeira e assumindo a Smart Forest, enquanto promotora do fundo, um papel relevante na area da consultoria técnica e gestão florestal.
​​No contexto atual, a criação de um fundo florestal, à imagem do que sucede no Norte da Europa e nos Estados Unidos, surge como resposta à necessidade emergente da profissionalização da gestão florestal, nomeadamente numa vertente de agregação da gestão da propriedade e do ordenamento da floresta.

Numa primeira fase, o Fundo destina-se a investidores profissionais ou contrapartes elegíveis, com um minimo de subscrição de cinquenta mil euros, admitindo-se a possibilidade de numa segunda fase ser alargada a sua comercialização.
De acordo com a politica de investimentos detalhada no Regulamento de Gestão os principais activos elegiveis para investimento serão sociedades dedicadas à produção, exploração e gestão florestal (sociedades a constituir de acordo com o regime juridico das EGF’s), em simultaneo com a aquisição, arrendamento ou cedência de exploração de prédios rústicos destinados a exploração agricola ou florestal. O modelo de negócio estabelecido prevê a gestão e exploração de matas, plantações e florestas com diferentes estágios de desenvolvimento e crescimento dos povamentos.